Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

31/12 HAPPY NEW YEAR !

O dia amanheceu nublado e frio, com uma cara de não bons amigos. Levantei pouco antes do café e lá estava o Lautaro (rebocador chileno) e no cantinho da baía de Fields estava o "Mar Sem Fim" em âncora, atrás de uma chata de apoio chileno. Muito cedo para chamar pelo rádio. Desci para o café e praticamente abri o salão. Os poucos acordados estavam ainda fechando as malas e colocando as roupas de desembarque. Alguns mais tristes que outros, por deixar a Antártica naquele dia, aos poucos o salão foi enchendo. Eu acabei terminando o meu mais cedo, subi e ainda consegui falar com minha mãe por telefone. Saudades do Brasil - 35 graus, um calor danado e aquele barulho de fundo da praia cheia de gente. Por aqui a praia estava quieta, com meia dúzia de pinguins e 4 graus com pouco vento.





As 9h45 em ponto começou o corre-corre com as malas para a praia (Alex) e eu já me postei na passarela para o desembarque de passageiros, que começou logo em seguida. Na foto ao lado Sebastian carrega algumas malas no quadriciclo da estação. Seria um dia bastante cheio. Sebastian, Sho e eu descemos até Bellingshausen para um passeio diurno na igreja ortodoxa (foto abaixo) e depois na base russa. Calmamente os passageiros desfrutaram da manhã fria e aos poucos fomos nos movimentando para os prédios da base Escudero (Instituto Antártico Chileno), ao mesmo tempo que uma neve fina começava a cair. O vôo estava no horário e não precisamos esperar muito: 11h48 em ponto o avião tocava a pista para mais uma troca de passageiros.







Nesse meio tempo ainda falei com o "Mar Sem Fim". A tão aguardada peça do reversor chegava no mesmo vôo que nossos passageiros e eles estavam ansiosos. Despedidas e "Feliz Ano Novo", o ar parecia cheio de tristeza, pois ninguém queria sair dali, o que era impossível. Aos poucos o grupo foi subindo para a pista, e depois de abraços, beijos e apertos de mão dos exatos 52 passageiros, ganhei alguns minutos de fôlego antes que os novos passageiros chegasse até a praia.


Tempo suficiente para falar com a Mariana, já em Brasilia na casa dos avós para a festa de fim de ano. Ela me disse que estava construindo um barco (de blocos) igual ao que eu estava. Meu coração seguiu apertado o resto do dia, mas como estou contando as horas para a volta, até que me safei bem enfiando a cara no trabalho. Passageiros chegando, e um cronograma apertadíssimo, em apenas 1h30 conseguimos receber 30 novos passageiros, caminhar até o alto da Igreja, levá-los para carimbar passaportes em Bellingshausen, e ainda embarcar todo mundo. Já no navio ainda vimos o vôo levantar com os passageiros com destino a Punta Arenas. Zarpamos imediatamente para nosso próximo destino - Discovery Bay, nas Ilha Greenwich, perto da base chilena Arturo Pratt. Cruzamos ainda por baleias (que caçamos para as fotos da noite, é claro!), icebergs bem azuis e outras formas mais bizarras. Chegamos para o fundeio na baía as 18:30 horas.


Fiquei de botas, calça impermeável e blusão corta vento até no almoço-lanche, depois na palestra de boas vindas, treinamento de abandono de barco, e ainda por cima coloquei filme na sala de reuniões para aqueles que quisessem ver a aventura de Shackleton no cine antártico. Fui tomar banho e trocar as roupas passado 18 horas !!! Ainda subi a ponte para ver a proa toda branca de neve. A nevasca não estava dando muita trégua.







Agora estou descansando antes do coquetel de fim de ano e da ceia. Nada como um happy new year antártico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário