Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

30/12 Deception (BANHO) - Media Luna - FREI

Entramos em Deception cedo pela manhã com uma surpresa desagradável - o barco Vivamar, de bandeira italiana e com mais de 100 turistas a bordo, estava ocupando nosso fundeadouro em Whalers ! Que M. !! Sebastian, o lider da expedição, tentou em vão falar com o lider da expedição do Vivamar, e ficou fulo da vida ! Que grosseria. Depois de vários minutos no rádio e com o sangue fervendo na cabeça, Seba olhou para mim e disse "vamos! quero ver o cabrón olhos nos olhos". Troquei de roupa em um passo e pronto para a guerra voei para o deck para pegar o bote. No exato momento que subi no Zodiac para ligar o motor, entrou o Ice Pilot do Vivamar no rádio para falar com Sebastian. Escusas e mais escusas, mas não arredaram o pé do lugar. Pelo menos evitaram a confrontação com as desculpas usuais.

Mas o que era para dar muito errado acabou dando certo - fomos para Pendulum cove, bem dentro da ilha vulcânica. O lugar não tem os prédios baleeiros antigos, mas tem água muito mais quente que em Whalers. Desembarcamos Sho, Sebastian e eu para uma vistoria, e já de cara encontramos uma sopa de krill cozido na praia. Delícia ! o banho ia ser ótimo e foi mesmo. Em pouco tempo a orda de passageiros estava de roupa de banho pulando na água. Eu nem esperei muito e mandei ver. Fotos e mais fotos, e a água escaldante na superfície e congelante no fundo. Foi divertidíssimo e até o capitão Alex entrou na dança.

Pagando uma aposta, entrei na água de colete salva-vidas para tirar uma foto - o guia mais calorento do grupo (risos). Depois do banho, o vento não deu muito espaço para ficarmos molhados na praia, e tinhamos ainda que empurrar o Vivamar para fora de Whalers as 11h30. Foi o que fizemos ! paramos do lado do barco italiano como que dizendo "sai fora !" até que levantaram âncora e deixaram espaço para nós.

Descemos rapidamente para Whalers e caminhamos entre os prédios, apenas para tirar fotos. Não mais do que 45 minutos em terra e o suficiente para congelarmos um pouco pelo vento frio e o corpo quente do banho anterior. Subimos a bordo para o almoço enquanto o navio se deslocava para Half Moon em Livingston.

Por ali, após o almoço, o vento parou e o sol abriu firme e forte, tanto que pudemos ir caminhando até a base argentina Almirante Câmara, fechada como sempre ! e com mais lixo na praia. Encontramos uma bóia de pesca flutuando calmamente na baía empurrada pelos ventos praia acima. Ficamos uma boa hora por ali, com as águas tranquilas de Half Moon e alguns poucos pinguins curiosos (abaixo um mosaico de Media Luna).

Voltamos para o barco para a janta e o famoso concurso fotográfico, que acabou nos trazendo uma surpresa. Pela primeira vez em 3 anos (segundo Shoshana), o ganhador do prêmio, um vinho chileno de US$ 200,00, decidiu matar a garrafa com os guias ! vinho delicioso, saborado com queijos finos em uma mesa do bar do navio. maravilha !

Seguimos para Frei calmamente, com tempo de sobra para arrumar todas as coisas. Infelizmente baixamos âncora só a meia noite, e por isso não liguei para o Brasil. Deixei minha mala pronta para mais uma troca de cabine. Afinal, Diana iria chegar no próximo vôo. Apesar do cansaço, fui dormir bem tarde, mas contente por mais um dia proveitoso e bonito. Fui dormir sonhando com minha casa em Santos, apesar das boas lembranças do dia.