Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

29/12 Paradise Bay - Skontorp - Neko




Paradise Bay é sempre o que diz seu próprio nome - um paraiso. Mas nesse dia meio nublado e com vento fraco, o cinza do seu se misturou um pouco ao branco da neve e ao preto das poucas rochas a vista. Como de costume acordamos com Sebastian na sua fala matinal, café em 15 minutos (pontualmente as 8h00). Eu já tinha sido escalado para dirigir um zodiac por Skontorp e rapidamente coloquei minhas roupas. Descemos primeiro Sho e eu para esperarmos por Sebastian e Alex nos outros dois zodiacs, além de Yuri e doc no quinto zodiac. A idéia era passear por Skontorp e quem sabe, ver um desprendimento de gelo. Mas o vento não deu muita trégua e apesar de fraco, estava chato e úmido. Tentei evitar ao máximo que os passageiros se molhassem mas com algumas cruzadas de proa com Sebastian e Alex, acabei ensopando alguns deles.





Logo após o passeio, desembarcamos em Brown para a foto do grupo, mas 4 passageiros desistiram do desembarque e voltei ao navio com eles. Passei o zodiac ao Doc que manejou tranquilamente de volta a praia, e logo fui escalado por Sebastian a subir o glacier ao lado para ajudar com o grupo afoito que subiu a neve congelada e dura atrás da estação argentina. Nada de escorregar na neve desta vez, pois estava meio perigoso.


O frio obrigou muita gente a desistir logo de ficar admirando a paisagem e descemos pouco depois. Embarcamos para o navio com uma fome do cão e muitos passageiros ainda congelando. Várias baleias ao longe pescavam tranquilamente no canal de Lemaire.





Após o almoço fizemos Neko Harbour, como sempre tranquilo - praia, pinguins, escalada de neve e Shoshana's point bem no alto da geleira. Na foto ao lado, a palhaçada de sempre - o homem mais forte do mundo (Alex) também conhecido como "homo catalanis antarcticus". Desta vez subi apenas até a metade para controlar os passageiros que desistiram no meio do caminho. A neve estava muito dura e não dava nem sequer para caminhar direito sem tomar um escorregão. Não deu muito tempo para os passageiros começarem a abandonar o pico e descer para a praia. Zodiacs servidos, passageiros transportados e uma janta maravilhosa do mestre Marcelo esperando por nós.





Era o começo da noite com deslocamenteo para Deception, navegando rumo norte pelo estreito de Bransfield. O fim de tarde estava magnífico, com um por de sol e nuvens de uma pintura. Mesmo com o vento frio a noite foi de tirar fotos. Decidi ainda por uma bela e quente sauna noturna antes de dormir. Devidamente relaxado, não me lembro nem com o que sonhei...mas dormi profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário