Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

27/12 Foyn - Curveville - Port Lockeroy

O dia amanheceu tranquilo e parcialmente encoberto, mas com luminosidade suficiente para vermos todo o esplendor do Canal de Gerlache. Algumas baleias nadavam a distância do barco e o vento praticamente parou de soprar. O cenário era no mínimo bucólico. Um belo dia para comemorar o aniversário de minha irmã Zila - parabéns Zila !! Tentei ligar para o Brasil mas alguma coisa não estava funcionando muito bem no telefone via satélite. Acho que a antena tinha se desconectado. Deixei para tentar mais tarde.





Um pouco antes do café da manhã já estavamos parando próximos a Foyn Harbour. As 9hs já estávamos todos a postos com os zodiacs para um passeio entre as rochas deste lugar raso, praticamente sem pinguins, mas com muita história. Aqui vários baleeiros no passado usaram a área para descanso e corte de baleias e focas. Um foqueiro naufragado e abandonado é um marco histórico, e de um tempo que a maioria quer esquecer. Várias Sterns antárticas e árticas voavam por ali. Deve haver um ninho enorme no naufrágio.





Ainda seguimos por mais uma hora pelas voltas da Ilha Enterprise e da Ilha Nansen, explorando o local. Voltamos ao barco já por volta de 11h30, mortos de fome. Seguimos pelo almoço já por fora do canal Errera e de volta a Gerlache, onde rumamos para Ilha Curveville. Ali existe uma pinguineira gigantesca, com mais de oito mil pinguins papua. Ficamos por mais de duas horas visitando a pinguineira e avistamos do outro lado da baia o "Kotic", um veleiro de expedições antárticas bastante conhecido e bem referenciado nos livros de Amyr Klink. Deu vontade de navegar a vela um pouco pela região.





Voltamos a bordo no fim da tarde para tomar rumo à Port Lockeroy. Jantamos rapidamente e já no fim do serviço fundeamos nas águas tranquilas e calmas de Port Lockeroy. Um desembarque surpresa pois era o terceiro evento do dia. Maravilhoso ! Consegui tirar fotos do mesmo ninho que dias antes eu tinha visto um pequeno pinguim quebrar a casca do ovo. Agora os filhotes estavam um pouco maiores mas ainda sob os cuidados da mãe. Mandei alguns postais e comprei um livro, e logo em seguida comecei a organizar a volta. Eu estava operando um dos zodiacs e tinha que fazer algumas viagens para o navio levando passageiros. No caminho, encontramos um elefante marinho juvenil descansando nas pedras. Será que é parente do Teobaldo ? o elefante marinho que o Amyr encontrou por aqui anos atrás ?


Voltamos ao barco agora com visitas. As 4 meninas de Port Lockeroy vieram para um pequeno coquetel e a conversa foi até as 23 horas. Tentei ligar novamente para o Brasil mas ainda o telefone parecia não coperar. Bem, Zila vai receber os parabéns pelo blog ! Desculpa maninha !





Sebastian e eu pegamos novamente o Zodiac para levar as meninas de volta para a base e no caminho, uma foca leopardo simplesmente ficou encarando nossa barco. Fantástico ! Jamais pensei que iria terminar a noite vendo uma foca leopardo tão de perto - e ainda por cima caçando ! Agora são 3 da manhã e estou por aqui fazendo aquele trabalhinho que não pode ser adiado - lavando roupa e ajeitando minha cabine. Espero ainda dormir um pouco antes de começarmos a navegar rumo ao sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário