Dormi mais ou menos bem, com um balanço leve que aos poucos se tornou um pouco mais forte. Atravessando o Estreito de Bransfield, o mar começou a mostrar suas garras e as ondas começaram a bater firme no casco no navio. Ventos de 40 nós e ondas curtas e rápidas castigavam bastante a proa do barco. Por alguns momentos, o spray delas lavava os vidros da ponte de comando. Com esse tempo ruim, poucos se aventuraram fora da cama as 6 da manhã para ver as proximidades de Deception.
Fizemos uma curva acentuada para pegar a entrada vindos de leste, e mesmo com o vento soprando forte conseguimos manter a distância regulamentar da parede (uns 20 metros) bem na entrada de Deception - os foles de Netuno.
O rastreador mostrava uma veleiro dentro da baía, que acabamos por ver apenas quando estávamos bem dentro da cratera. Na verdade - dois veleiros: Santa Maria Australis e o Anna Margaretha - fundeados dentro da lagoa vulcânica em Telephon Bay. Logo depois de nossa entrada em Deception, fomos seguidos pelo N G Explorer. Um outro barco de turismo que estava pensando em descer até a praia. Passamos rapidamente na frente da estação argentina abandonada e da "full operational" estação espanhola de Deception. Ainda na saida encontramos uma enorme e gorda foca leopardo caçando pinguins ao redor de um pequeno iceberg. Fotos e mais fotos, como sempre, e seguimos adiante para a saída e a costa leste da ilha.
Decidimos sair da boca de Netuno e navegar para Livingston. Os planos eram explorar a parte sul de Walker Bay e depois seguir a Media Luna. No entanto não tivemos trégua do vento e do mar, que ficou bastante complicado. Navegamos pela parte sul da ilha por um bom tempo, até que no meio da tarde o sol deu a sua cara e o vento diminuiu bastante. Saimos Sho, Alex, Andrei e eu para uma volta de Zodiac, para verificar a acessibilidade de uma praia próxima em False Bay. Infelizmente, um swell de 2 metros de altura e muito gelo na praia impediam qualquer tentativa de desembarque. Por fim , Sho decidiu fazermos todos um passeio de Zodiac - maravilhoso ! Focas leopardo nadando próximas de nós, gelos flutuantes e um "break" na geleira ao fundo da baía, com ondas e tudo mais.
Terminamos o dia com a foto do grupo na proa do navio, um jantar maravilhoso de Filét argentino grelhado, e um pouco de diversão com alguns passageiros "borrachos". Amanhã será "Mad Fields" - a loucura da base chilena para desembarque e reembarque de um novo grupo. Hasta la vista !
Nenhum comentário:
Postar um comentário