Acordamos cedo entre as paredes altas do Canal de Lemaire, navegando em direção a Peterman Island. O tempo estava muito ruim com muito vento e neve grossa caindo. As ondas na frente de Peterman estavam altas demais para se operar com os Zodiacs, então decidimos procurar algum local mais abrigado ao norte. No caminho, subimos ao largo de Havyaard Island e encontramos uma pequena baia não cartografada entre a ilha e Booth Island. Uma baleia corcunda com filhote apareceu de repente no meio do canal e fizemos a festa. Ficamos mais de uma hora fotografando as duas entre o pequeno canal de acesso a Lemaire e a Ilha Booth.
As condições de tempo melhoraram muito em poucos minutos, e Shoshona decidiu de fazermos um cruzeiro nos Zodiacs. A baia em que estávamos não era cartografada e com muito cuidado, o capitão entrou um pouco mais para dentro, entre vários icebergs e um glacier. Descemos 4 zodiacs e começamos um tours entre os grandes blocos de gelo. Ainda ficamos um tempinho parados próximos a parede de gelo onde duas baleias, também corcundas, estavam descansando. Seguimos de zodiac por mais de uma hora entre vários icebergs estacionados dentro da baia. Maravilhoso ! Não há como descrever em palavras um lugar tão bonito.
Voltamos ao navio com um pouco de vento e muita fome, problema facilmente resolvido com uma boa taça de vinho Concha Y Toro tinto e pizza a vontade. Mas o sossego não demorou muito - Canal Peltier e Port Lockeroy a frente.
Paramos em Port Lockeroy logo depois do almoço. Aproveitei a ida a praia para deixar um recado e cholocates para Amyr Klink, no dashboard de Lockeroy. Não havia veleiros na baia desta vez, mas uma boa surpresa nos aguardava. Exatamente na hora que estávamos na ilha, um pinguim bem na nossa frente começou a ficar inquieto e levantou do ninho. Os dois filhotes (dois ovos) estavam começando a quebrar a casa do ovo. Fantástico ! Infelizmente isso demora um pouco para acontecer e tinhamos que deixar Lockeroy. O sol ainda nos brindou um pouco e aproveitamos o reembarque de Lockeroy para tomar chocolate quente na proa. Tempo maravilhoso, consegui até ficar um pouco de camiseta sob o sol.
Mas o vento implacável entrou de novo, e passamos o resto da tarde velejando para norte, seguindo o Estreito de Gerlache. Entramos no início da noite em Orne Cove para explorar um pouco, mas com rajadas de 48 nós ! Incrível ! e retornamos o curso para Ilha Deception.
Agora o sono bateu com força - hora de tomar banho, tomar um chocolate quente, e dormir uma boa noite de sono. Saudades do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário