Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

17/12 A loucura de FREI

Acordamos novamente entre os vizinhos na baía Fields, em frente a base Chilena. Cinco navíos nos faziam companhia: Ary Rongel (Brasil), Oscar Viel (Chile), Las Palmas (Espanha), Ushuaia (Turismo), Longnesses (Container). Aguardamos pacientemente o desenrolar das atividades do dia, embora o clima a bordo não estivesse muito calmo. Todos vestidos após o café, malas pelo meio do corredor e aquela ansiedade pré-vôo que sempre observamos na antártica.

Na base chilena Frei, o degelo e suas consequências eram impressionantes: uma cachoeira tinha se formado na praia e parte da estrada de acesso a pista de pouso estava um lamaçal.

O movimento começou logo cedo com os helicópteros do Ary Rongel voando para lá e para cá sem parar. Depois os do Oscar Viel. Por último decidimos enfrentar o tráfego e descer com a turma para a base russa de Bellingshausen, vizinha a Frei, e visitar a igreja Ortodoxa que existe ali. Já em terra vimos o Hércules brasileiro pousar, logo depois da saída do vôo chileno. Voltamos imediatamente para bordo, com a notícia de que o vôo com o segundo grupo de passageiros já havia decolado de Port Willians, no Chile. Todas as bagagens foram transferidas para a praia e veio a surpresa: não havia como transportar as bagagens da praia para o aeroporto - um trajeto de 1,5 km e uns 20 minutos no meio da lama e neve - pois a moto usada para tanto havia quebrado no meio do caminho. Descemos com os passageiros e ficamos aguardando instruções por ali perto da praia.

Cerca de uma hora depois, chegou o vôo e houve o desembarque do novo grupo, e consequentemente, o grupo que iria nos deixar tinha que começar a subir o caminho para a pista. Assim que o novo grupo chegou a praia, distribuimos os coletes salva-vidas e embarcamos todos para o navio, embora ainda havia dois problemas: as malas dos passageiros que nos deixavam estava na praia aguardando subir para a pista, e as bagagens dos que chegavam estava justamente na pista (!) aguardando que fossem retiradas. Uma confusão dos diabos !

Mesmo assim, com todos a bordo, aproveitamos para visitar em dois grupos a Ilha Ardley e a pinguineira que existe ali. O filhote da semana passada já tinha crescido bastante e tenho certeza de que no próximo grupo no domingo ele já vai estar andando ao lado dos pais. Impressionante também o degelo por ali - firme e forte, com várias pequenas lagoas de degelo formadas na praia. Vimos ainda vários ninhos abandonados, provavelmente resultado do vento forte dos últimos dias e da fome das skuas.

Um pouco antes das 5 da tarde fomos acionados por Diana (eu e Doc) para irmos a praia ajudar no que fosse possivel com as bagagens. Felizmente, alguém conseguiu uma ajuda dos uruguaios que transportaram em um caminhão todas as bagagens. Eu já estava achando que iamos carregar as malas ladeira abaixo, mas felizmente encontraram uma solução a tempo.

Seguimos a toda máquina em direção sul, para a península. Eu, cansado como sempre depois de um dia cheio, tomei um banho quente e fui dormir. Quem sabe em sonho eu viajo um pouquinho mais (risos).