Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

16/12 - Vôo atrasado - Baia do Almirantado

Chegamos em Frei relativamente cedo, mas as condições de tempo estavam bastante ruins. Vento cruzado na pista, impossivel de haver qualquer operação de vôo. Aguardamos pacientemente pela manhã e as novidades, mas as coisas apenas pioraram. Logo no ínicio da manhã eu tentei falar com o Brasil, e depois de uma série de problemas, consegui contato com minha mãe. Conversa rápida, mais tentativas, e lá se foi uma manhã enterrado no fundo da Baía Fields, com nossos vizinhos espanhóis nos Las Palmas, e o Ary Rongel aparecendo de fininho para logo seguir viagem a baia do Almirantado. Todos os vôos cancelados.

Depois do almoço, nada para fazer, o melhor foi mesmo sair dali. Seguimos para a baía do Almirantado para um pouco de exploração. Para mim foi ótimo rever a base ! O Ary Rongel estava parado no lugar de sempre, com muito vento e pouca visibilidade. Chegamos perto e consegui conversar com o povo de lá. Mas o nosso navio é um explorador por natureza. Nada de ficar parado no mesmo lugar. Por isso, decidimos seguir adiante e visitar as imediações de Lessich, do outro lado da baía do Almirantado. Entramos "literalmente" com o navio no gelo ! Na carta náutica, nossa posição sinalizava a borda de umn glacier, mas ainda tinhamos uma boa margem de uns 300 metros para ir adiante. Foi o que o capitão fez....exploramos um local onde antes só havia gelo e agora não havia mais nada senão água do mar. Muito interessante isso !

Decidimos seguir adiante e explorar a enseada Ezcurra, a mesma em que estive em 2007. Ao fundo da baia uma surpresa - o mar congelado ! Então, como estamos em um quebra-gelo, por que não quebrá-lo ? essa foi a idéia, mas infelizmente impossivel de realizar. O gelo era tão duro que na primeira tentativa o navio entrou apenas uns poucos metros gelo adentro. Demos a volta na Ilha Dufayel para ver se tinha passagem pelo outro lado, e que nada ! mais gelo duro. Desta vez entramos quase meio navio no gelo e ficamos por ali um tempo. Umas 30 focas caranguejeiras apareceram do nada e começaram a nadar na volta do barco ! um espetáculo !

Tivemos nossa janta por ali mesmo, com o barco parado, e logo depois das 8 da noite começamos a retornar para Fields, para dormirmos junto aos vizinhos espanhóis e agora um navio chileno também. Eu fui dormir lembrando de Ferraz e dos bons tempos por ali.