Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

15/12 Ilha Deception e Meia Lua

Atravessamos o estreito de Gerlache e o Bransfield em uma noite relativamente calma. O barco balançou muito pouco e não precisei nem tirar o computador da mesa. Ainda consegui ver um filme no computador antes de dormir, mas não tive uma noite muito tranquila. Acho que a posição do barco, inclinado pelo mar na direção do meu travesseiro, me incomodou um pouco. Assim eu fico um pouco atravessado e não consigo dormir bem.





Acordei às 06:00 hs da manhã e rapidamente estava na ponte para ver a chegada a Decpetion - um vulcão ainda ativo no meio do mar gelado. A única coisa que vimos foram pedaços de gelo flutuante e um nevoeiro de cortar com faca. Nada a frente ! mas no radar apareciam os "Foles de Neptuno" como é chamada a entrada da cratera. Passamos a mais ou menos 50 metros das paredes ingrimes na entrada apertada e rasa da baia, e viemos fundear em Whales bay, logo do lado direito da entrada. O local era uma estação baleeira que lá pelo início do século era o local mais abrigado e seguro para a frota pesqueira. No entanto, duas erupções fortes em ciclos de 40 anos acabaram com a estação e também com a base que existia dentro da ilha. A última erupção foi em 1969 - portanto - 40 anos atrás (!). Bem....espero que o calor das termas da ilha seja apenas o suficiente para esquentar a água do banho e não para nos cozinhar !





Desembarcamos as 09:30 hs com todos os passageiros para admirar a paisagem um tanto quanto desolada. São pilhas e pilhas de ferro com os tanques de cozimento enferrujados, onde se retirava a graxa e o óleo das baleias. Conta a história que Nathaniel Palmer, um foqueiro americano, encontrou 3.000 carcaças de baleias mortas nas praias de Deception. As casas da antiga base baleeira norueguesa são um monumento a agressão as baleias. Mas a ilha foi implacável com as construções. Praticamente tudo que foi construido pelo homem está sendo aos poucos consumido pela neve, gelo e cinzas da ilha.





Caminhamos pela praia por um tempo, até bem perto das "Janelas de Netuno", uma abertura na parede do vulcão para a parte externa da ilha. Ali na praia, 3 focas caranguejeiras descançavam preguisosamente na praia, onde vapores quentes com cheiro de ovo podre emanavam bem da beira d'água. Realmente o local tem água morna, mas ainda assim é fria. Mas...para quem visita a Antártica, tomar banho ali é um feito, e alguns bravos e corajosos passageiros decidiram experimentar.


Voltamos para o barco as 12:00 hs e agora rumamos para Livingston, para aportar na Ilha Media Luna (Half Moon). Ali fica uma base argentina (por hora "abandonada") e uma colônia de pinguins Chinstrap (de barbicha). Com o tempo absolutamente fechado, chovendo e vento forte, lançamos âncora em Media Luna as 3:00 hs da tarde e descemos a praia, desta vez carregando as pesadas caixas de salvatagem. O vento estava um pouco acima do que desejariamos e por isso Shoshana achou melhor fazermos uma descida curta e deixarmos a caixa de víveres na praia. Abaixo uma vista da baia de Media Luna com o barco ao fundo.





Não durou mais do que 30 minutos porque o vento acabou com a festa. Voltamos rapidamente para o barco onde um banho quente me aguardava. Confortavelmente vestido com roupas secas e quentes, vou aproveitar a noite para descansar um pouco. Ainda tivemos o concurso de fotos a bordo, que se estendeu até um pouco tarde da noite.


Amanhã estaremos em Frei e novamente ao alcance da civilização. Este grupo desembarca e receberemos outros. Ai sim vou ver se consigo alguns minutos para falar com o Brasil e tentar ouvir a voz da Mariana. Saudades !

Nenhum comentário:

Postar um comentário