Dia cheíssimo ! De manhã passei mais de uma hora na Governadoria Provincial de Magallañes fazendo o visto de trabalho com o Nelson da Antártica XXI e logo depois voltei para o Hotel para arrumar minhas coisas. Ao meio dia troquei de hotel e fui para o Hotel Nogueira. Impressionante a beleza desse hotel. Conta a história, que Shackelton, após ser resgatado nas South Orkneys, veio até a casa do Barão Nogueira em Punta Arenas, um fidalgo inglês, pedir ajuda para resgatar seus homens presos na Ilha Elefante. A casa toda em estilo inglês do século passado ainda contém várias gravuras de Schakelton, como esra que tirei foto (acima). Ainda assim, minha referência para a boa estadia em Punta Areas ainda é o Hotel Savoy (foto abaixo).
Passei parte da tarde na oficina da Antarctica XXI traduzindo as "charlas" (palestras) que eu ia dar à tarde para o Espanhol. Durezzaaaaa ! Igor, o gerente da Antarctica XXI ria copiosamente do meu espanhol, ou melhor, do "portunhol" (decisão de fim de ano - aprender francês e espanhol). Mas no fim das contas deu tudo certo. Ainda consegui dar um pulo na praça do Índio e tirei pelo menos uma foto da estátua com um "perro" dormindo aos seus pés (abaixo). É impressionante o número de cachorros de rua de Punta Arenas. Me lembrou a praia do Cassino em Rio Grande, onde morei por 10 anos e onde os cachorros "adotavam" seus donos.
Entre 15:30 e 16:30 hs, os passageiros dessa pernada chegaram para experimentar as botas especiais antárticas. Fiz o meu check up de roupas especiais e peguei minha bota (maravilhosa - uma Wellington especial para Antarctica, muito superior as que já usei por aqui !). E as 17:00 hs todas as 30 almas, entre chilenos, americanos, holendeses, franceses e um casal chinês, estavam no Salão Espanhol para escutar minha "charla" sobre Antartica, como se comportar em um Zodiac, e sobre como serão os procedimentos a bordo. Foi no mínimo divertido falar uma frase em inglês, e repetir em "portunhol" (muitos acharam engraçado !!). A foto abaixo mostra parte do Salão com os quador do Schakelton ao fundo e a Silvia Dellapina (da Antarctica XXI) na mesa do bar, organizando os últimos detalhes para a noite.
Logo em seguida da palestrinha de duas horas (!), subi correndo para o quarto para um banho rápido e trocar de camisa, e já desci para o coquetel com todos os integrantes do primeiro grupo. Um jantar maravilhoso regado a muito vinho chileno, costela de cordeiro, centoja (o carangueijo real patagônico) e como sobremesa, pudim de calafate - supinpa (ai meu regime !!). O Maginifico salão Espanhol combinava com a comida (rsrs).
O Hotel Nogueira é um lugar muito especial, pois mantém a mesma arquitetura da época colonial mas com uma estrutura de hotel 5 estrelas para ninguém colocar defeito. E amanhã começa a corrida logo cedo:
06:00 hs café da manhã
07:00 hs todos no ônibus devidamente "aparamentados" para o vôo antártico
08:00 hs todos no avião e viajamos rumo a base chilena Eduardo Frei.
Isso significa uma coisa muito importante: este é provavelmente meu último post "in loco". Os próximos dependem ainda de uma estrutura que não sei como vai funcionar. Portanto, já aviso de antemão que não posso prometer fotos nem posts longos pelos próximos 5 dias. Até lá, tudo pode acontecer. Mas vou tentar manter o blog funcionando, nem que eu tenha que enviar emails do navio - sem fotos - por enquanto.
Agora são meia noite ! preciso dormir. Uma boa noite de sono a todos.
E aí Andrézito, to acompanhando teu blog todos os dias, tá com saudades do Brasil????
ResponderExcluirBeijos Vivian!
ahhhh não esquece o pinguim hahahahahah!
Oi André, aqui em casa estamos acompanhando esta odisséia...está melhor do que a novela da globo!
ResponderExcluirOla André,
ResponderExcluirEstou acompanhando sua expedição.
Abraços e tudo debm aí.....
Orlando (SENAC)