Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rumo 270 GRU-SCL (parte II - sobre os Andes)

Choooooove muito pela manhã do dia 08/12, e me surpreendi com um café da manhã soberbo no Ibis. Para quem não conhece, o café da manhã de um Ibis normalmente é ultra-hiper-mega fast food, do tipo "torradeira queimada em cima da mesa" e me deparei com frutas, geléias, bolos variados (!), nem parecia um Ibis (risos). A segunda surpresa do dia foi o aniversário de Guarulhos no dia 08/12 (eu não sabia !) - feriado na cidade, ou seja, 20% de desconto no hotel (Yupi !).


E a chuva não deu trégua a madrugada inteira.....que obviamente passei em semi-claro, um sono leve com medo de perder a hora, apesar dos 3 alarmes configurados no celular e telefone do hotel.


Cheguei pontualmente (como previsto) as 06:45 hs no aeroporto e depois de uma espera de uns 15 minutos na fila da TAM, peguei meu ticket, fiz o câmbio e esperei pacientemente a abertura do escritório da Receita Federal para declaração de bens. Até o momento tudo bem. Pena que o aeroporto não tem Wifi (grátis). Ou seja, vou precisar de um pouco de civilização chilena para atualizar minha localização.



No meio da fila do vôo, que atrasou por mais de duas horas, descobri que o problema foi a chuva que "ilhou" a tripulação da TAM. Uma maravilha ! Cada um que chegava o povo aplaudia (risos). Só aqui mesmo. Mas gostei do vôo no geral. Deu até para ver o filme G.I. Joe que eu ainda não tinha visto e um pedaço do "Up" da Disney. Coisa chique - cada poltrona tinha o seu próprio visor LCD mostrando não só o mapinha ao lado (desculpe ! Câmera ruim e pouco espaço !) como também uma câmera no nariz do avião mostrando o solo e a frente. Viva a tecnologia !


IMG0174A.jpgObviamente eu desliguei tudo na hora de passar pelos Andes (sorry de novo ! Câmera ruim). Magnificas montanhas essas nossas (sim ! nossas ! sul-americanos !). Mas senti que, pelo menos por aqui, a neve não está tão forte. Me lembro das últimas vezes que voei por aqui, mesmo próximo dessa época e nunca tinha visto os Andes tão sem neve. Vamos ver no caminho para Punta Arenas.


O avião pousou suavemente as 13 horas horário local em Santiago de Chile, encerrando essa etapa rumo oeste. Fiz o desembaraço, malas e imigração, e escapei com minha barra de chocolate escondida (sim ! os chilenos estão encrencando com qualquer gênero alimentício vindo do Brasil). Passei no "Ars" e comi uma deliciosa salada de salmão defumado com suco de framboesa. Amei ! Agora estou tomando um café expresso, aguardando o horário do próximo vôo, rumo 180° Punta Arenas. Até lá.


Ahh ! antes de terminar, achei pelo menos original a árvore de Natal do Aeroporto (risos) feita de malas. Sorte que a minha não estava ali ! E olha que tava cheio de mala bem cara da Sansonite.


Punta Arenas, ai vou eu !

Nenhum comentário:

Postar um comentário