Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rumo 180° Parte I - sobrevoando Torres del Paine...

...agora são 20:20 hs horário local e estou a mais de 12 horas em trânsito ! Muito desse tempo é devido ao trajeto em forma de cotovelo, indo para oeste, para Santiago e depois descendo para o sul. Não tem o que fazer e se alguém quiser visitar a Patagônia não sobram muitas opções.


Estamos sobrevoando agora as terras ao sul de Puerto Montt, e aqui sim o gelo aparece firme e forte acima dos 2.000 dos Andes. Torres del Paine estavam divinos com o sol fazendo reflexos pelas montanhas. Os campos de gelo do sul parecem bastante firmes, mas a paisagem está seca e sem neve. Céu claro e azul, vista magnifica, e aproveitei a pausa logo depois do "lanchinho" a bordo para re-ler o manual de operações da Antarctica XXI. A foto abaixo e a abertura do manual, com as instruções de como, onde e o que fazer a bordo e em terra. Muito completo ! Confesso que quando eu leio imagino a Diana Galimberti da Antarctica XXI falando naquele inglês super doce com sotaque italiano. Por um lado, acho que será bastante divertido. Por outro, penso na tremenda responsabilidade que vou ter nas mãos: guiar gente que nunca pôs os pés na Antártica, sendo observado por quem vem aqui duas vezes por ano nos últimos 30 anos (!). Frio na barriga. Principalmente a parte do Zodiac. A última vez que eu dirigi um Mark V (aqueles enormes barcos Zodiac) foi um tempinho atrás e me lembro bem da potência do motor de 45 cavalos. Um toque no manete e vc faz ele voar. Fico imaginando se meus passageiros vão se segurar bem (risos).


novo-2.jpgBem...estou chegando no meu destino. Então esse post vai aparecer quando eu já estiver dormindo na caminha quente do Hotel Savoy em Punta Arenas. Confesso que preciso de um "baño" e já estou cansado de comida de avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário