Diana já está com a equipe da Antarctica XXI em Punta Arenas, preparando a logistica, e começamos a conversar diariamente sobre as condições de mar, tempo, e outras questões climáticas. Hoje ela me chamou a atenção para o link da câmera situada na base chilena Eduardo Frei, onde vamos iniciar as viagens (ela agora com a equipe da Antarctica XXI, e eu entro no grupo no dia 10 de dezembro). As imagens estão em tempo real pelo site http://www.aipchile.cl/camara/location.php?locationID=54.
Esta imagem aqui é o que normalmente a gente vê da base chilena e que eu uso lá em Punta Arenas antes de levantar voo. Dá uma boa idéia do que temos pela frente ao descer do avião. Ao fundo na imagem a direita, está a Baia Nelson, onde os navios ficam ancorados. Ainda nesse link qualquer um pode ver os aviões pousando e o movimento da base, já que as cameras são atualizadas a cada 10 minutos. É uma muvuca e tanto !! Imagine como é desembarcar equipamento e malas de 50 pessoas no meio da neve. Haja fôlego.
Essa outra imagem ao lado é do satélite MODIS-ACQUA, tirada hoje dia 15 de novembro as 19:45 GMT (15:45 horário de Brasilia). A grande ilha branca no meio da imagem é a Ilha Answer e o canal de Neumeyer, por onde devemos passar umas 5 vezes pelo menos. Mais ao sul está o Canal de Lemaire e a Ilha Petermman, onde devemos fazer algumas paradas. Pela imagem já dá para notar que este será um verão branco, com muita neve e gelo flutuante. Por um lado isso é bom, porque significa mais tempo bom e fotos fantásticas. Por outro lado é ruim, pois gelo é perigoso para navegação e todo o cuidado é pouco. Como eu disse no último post, dou graças a Deus de estar indo em um navio russo que já passou muita água e gelo pela quilha. Eles são bons ! não tenho do que reclamar.
Agora, é revisar o equipamento e seguir firme na contagem regressiva. Para aqueles que querem conhecer geograficamente de onde estou falando, clique aqui Acesso ao Google Maps.
"the time is running out".
Nenhum comentário:
Postar um comentário