Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

02/01/2010 Curveville & Neko - Good Bye Antarctica




O segundo dia do ano começou quente, com sol e nada de vento. Atravessamos calmamente as águas de Bransfield e estávamos agora nas proximidades de Gerlache, com a Ilha Curveville logo a frente. A idéia era fazer um pequeno cruzeiro de Zodiac e depois desembarcar na ilha. Como de costume, tomei meu café rapidamente e fiquei de prontidão. Os Zodiacs seriam dirgidos por Sho, Sebastian, Alex e eu. Como eu estava pronto, fui para a água primeiro e como Sho teria que liderar, aproveitei meus minutos livres na água para brincar um pouco com o Zodiac. Peguei o melhor barco dentre os cinco zodiacs que temos, e fiquei correndo como um doido entre os icebergs que estavam perto do navio, até que Sho gritasse comigo para voltar logo ao trabalho. Acabei encostando no navio e embarcando os passageiros na sua maioria italianos. Foi uma comédia. Passamos o passeio todo cantando musicas italianas entre os icebergs. Como o Zodiac foi apelidado carinhosamente de Ferrari, acabei virando o Felipe Massa (!).





Demos a volta em Cuverville e do outro lado várias focas leopardo descansavam nos blocos de gelo. A água estava muito clara e com o sol, podiamos ver o fundo rochoso a mais de 10 metros de profundidade, cheio de algas. Maravilhoso. O desembarque foi tranquilo e desta vez fiquei descansando dentro do zodiac na praia. Não havia necessidade de subir na colônia de pinguins e alguém tinha que tomar conta dos barcos que ficaram na praia. Sentado na areia, os pinguins se aproximavam curiosos e um deles encrencou com a corda que prendia o barco na nossa caixa-âncora. Outro visitante inesperado foi um pinguim adélie que passou na minha frente. A colônia é exclusivamente de gentoos, mas as vezes um ou outro adélie aparece por ali.





Mais uma hora e voltamos com todos ao barco para o almoço - comida chinesa ! delicia ! calmamente degustado até que alguém gritasse "!orcasss!". Ai foi um corre corre. Desci correndo até o quarto e peguei a câmera, e ficamos por mais de uma hora nos deliciando com um espetáculo a luz do sol. Um grupo de orcas nadavam ao redor do barco fazendo piruetas. Vários filhotes e juvenis curiosos passavam de um lado para outro do barco e nadavam do nosso lado. Desisti de tirar qualquer foto e preferi filmar e observar os belíssimos animais nessa água transparente, sem palavras para descrever. Que sorte ! As orcas não são tão simples de se observar por aqui nessa época do ano. Infelizmente tivemos que abandonar o grupo e seguir viagem pois tinhamos hora marcada em Neko Harbour - nossa última parada no continente antártico.





Neko estava dinivamente calmo com um sol quente e praia limpa, apenas com alguns grandes blocos de gelo. A foto do grupo foi na praia mesmo, e eu acabei subindo em um bloco médio para sair na foto. Demos a volta na praia e como de costume subimos até o glacier acima (que apelidei carinhosamente de Shoshana's point porque ela é sempre a que vai primeiro abrindo a fila e o caminho na neve). Caminhei tranquilamente sem o casaco pesado e suando feito um cavalo pois a subida não é fácil. Ficamos mais de uma hora por ali, de bobeira, até descermos novamente para a praia e nos despedirmos definitivamente da península. Nossa próxima parada é Half Moon na ilha Livingston, onde vamos fazer um desembarque e depois seguir o Drake.


O jantar foi "filé argentino" e recebi um agrado do chef Marcelo - ele deixou a carne no ponto que eu pedi ! e meu prato foi entregue com o recado "especialmente para o André". Obrigado Marcelo. Janta feita, mousse de chocolate (dois) devorados, coloquei o filme 90 South, a aventura de Scott, e fui tomar um banho. Acabou-se mais um dia antártico. Fui para a cama contando as horas de chegar na América do Sul novamente. Aos poucos, "Neverland" - como chamo a Antarctica, está ficando para trás. Ainda dei uma olhada na previsão de mar e tempo para o Drake, mas não tive nenhum quadro confiável. Vou aguardar amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário