Esse não é um ano comum. A ida de 2007 foi fora do normal por causa da quantidade de gelo que havia se formado e não derretido no verão. Desta vez, o aumento da temperatura trouxe uma condição da atmosfera muito instável e mais gelo flutuante do que o normal. O resultado disso é muita neve, tempo ruim, vento, ciclones malucos e rápidos, entre outros probleminhas do cotidiano antártico. Faltam 3 dias para estar no navio e de olho no gelo lá embaixo (foto ao lado) vejo a Ilha Rei George bem branquinha, alguns icebergs ao largo e a Peninsula Antártica ainda com bastante gelo pela volta (mesmo debaixo das nuvens).
Amanhã eu empacoto o resto das roupas definitivamente no impermeável e fecho a mala grande. Vai ficar faltando apenas alguns pequenos detalhes e uma lista ainda comprida demais para o meu gosto para finalizar na segunda.
Na terça, será Rumo 270º SP->Santiago de Chile e já na tarde do dia 8, RUmo 180° para Punta Arenas. Vou tentar continuar de olho no gelo......pois a regra diz "com muito gelo e neve, melhor dormir quando dá e comer quando puder" ! Esse início de viagem vai ser "congelante" com certeza. Para acompanhar a previsão do tempo e a quantidade de neve, sugiro uma visita nos links ao lado (Carta Sinótica Antártica e Câmera da Base Chilena), além do magnifico site do pessoal da Meteorologia Antártica do INPE (http://antartica.cptec.inpe.br/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário