Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rumo Sul - Parte I


Algumas pessoas me perguntam "por que vou viajar de novo ?" ou então " que horrivel ! é muito frio por lá". As vezes saem com algo do tipo "passeando de novo no sul ?" É engraçado como sair da rotina para alguns é extremamente difícil de entender. Não é nada difícil ou surreal realizar uma viagem dessas, ou tão pouco diferente de uma viagem longa para qualquer lugar ao norte ou ao sul de onde nos encontramos. Acho que a maior dificuldade do ser humano de entender este fato tem relação com a "zona de conforto". Para a maioria das pessoas, a série de comportamentos que estamos acostumados a ter que não nos causam ansiedade, que não nos trazem riscos, é uma excelente zona de conforto (1). (Obs: não necessáriamente estar na zona de conforto é algo confortável !!).

Mas enfim, uma coisa que me deixa "ansioso" e "mau humorado" é justamente a rotina. Uma viagem para a Antártica, conhecendo pelo menos uma centena de pessoas diferentes e onde um dia não é igual ao outro, é tudo o que eu preciso para sair (felizmente) da minha zona de conforto. Por que ? Simplesmente porque eu fui infectado pelo micróbio antártico - uma espécie alienígena (provavelmente de Marte) que faz com que as pessoas criem uma dependência de gelo e frio ! Existem várias dessas pessoas por ai, zumbis, que tentam levar uma vida normal, mas sabem que normal mesmo é chafurdar na neve fofa ou ficar de olhos lacrimejantes no frio intenso em um por de sol, só para ver o "green flash". Sinceramente - é inexplicável. Tente pegar, por exemplo, uma Sterna e convencê-la de "NÃO" voar para o sul na época da migração. (Eu ia citar o nome Amyr Klink mas achei que ele ia ficar chateado rsrsrs pois ele é o próprio micróbio antártico). Um bom exemplo disso foi a minha última viagem, já na época da inclusão digital, e que está registrada no blog http://www.antarcticaxxvi.blogspot.com/. Ali tem um relato fotográfico e sucinto do verão de 2007-2008 na Estação Antártica Comandante Ferraz, no verão com mais gelo dos útlimos 50 anos !!

Logo depois dessa viagem, acabei por acaso entrando em contato com Diana Galimberti - Sales Manager do grupo Antarctica XXI, que possui um curriculum invejável de expedições antárticas. Depois de uma rápida troca de emails e uma divertida entrevista pelo Skype, recebi a feliz notícia de que eu faria parte do grupo da Antarctica XXI neste próximo verão 2009-2010.


O link ao lado é o portal de entrada para a Antarctica XXI. Entre e conheça ! vale a pena.
Um outro ponto de referência, aqui no Brasil, é o blog de Jaime Borquez, que depois de uma sucinta apresentação da Diana se tornou um amigo. É incrivel como as pessoas que são contaminadas pelo micróbio antártico tornam-se amigas fácilmente (risos) ! Daria um bom estudo na Science.

Bem....por hora o sono é maior do que a necessidade de escrever ! boa noite. Acho que vou sonhar com pequenos icebergs.

Um comentário: