Este blog contém o relato da viagem à Antártica realizada como guia da empresa ANTARCTICA XXI, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Por ser um Blog, a ordem cronológica dos eventos postados é reversa. Para ler desde o início, navegue pela barra lateral a direita. Para a primeira página do blog, siga este link http://diarioantartico2009.blogspot.com/2009/10/preparativos.html

Boa Leitura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

24/12 ho ho ho Natal em Skontorp

Dia 24/12, véspera de Natal, agora a saudades bateu bastante forte. Quando isso acontece prefiro ficar com meus pensamentos. A popa é o melhor lugar de todos para isso pois tem uma vista maravilhosa do mar e pouco vento.

O dia amanheceu com bastante sol e poucas nuvens, e parece que estamos flutuando no meio de bolos cobertos de glacê. Entramos em Paradise Bay para fundear próximo a base Almirante Brown (Argentina - que está fechada). Dividimos os passageiros em dois grupos. O primeiro grupo com 28 pessoas, desceu em terra (neve) com Alex e Doc para uma caminhada na volta da estação argentina. O segundo grupo ficou com Sho e comigo, em dois Zodiacs, para um passeio em Skontorp. Foi legal, tirando o fato de que quase arrebentei o hélice em uma pedra logo de saída. Passeamos dentro de Skontorp por boas duas horas, até que no final, pouco antes de subir a bordo novamente, avistamos o veleiro Anne Margherita (foto abaixo), derivando ao longo do canal enquanto os passageiros deles desciam em terra. Além disso, vimos um dos pinguins albinos da estação Videla (Baia Paraiso) na praia tomando sol.

Assim que cheguei a bordo liguei para minha mãe e falei com Mariana, que estava passando o dia de véspera de Natal na minha casa. Saudades imensas ! Minha familia estava toda lá e imagino a festa que estavam fazendo.

Tivemos um almoço muito bom a bordo e logo em seguida tomamos curso para Neko Harbour. O dia estava realmente lindo com muito sol, o que nos proporcionou momentos fantásticos na praia. Sem vento, decidi molhar os pés na água gelada e incrivelmente, a areia estava deliciosamente quente. Os pinguins estavam literalmente suando e ficamos um bom tempo na praia. Foram horas fantásticas com o céu azul e muito sol. Infelizmente tudo tem seu preço e tenho certeza de que um tempo muito ruim (meteorologicamente) está por vir nos próximos dias.

Voltamos para o barco as 17h30, para um rápido descanso seguido de shopping time da Antarctica XXI para os passageiros. Fiquei ajudando na venda das camisetas e logo as 19hs começou a ceia de natal a bordo. Gemma me fez vestir a fantasia de Papai Noel e foi no mínimo divertido jantar fantasiado.

Logo depois da janta tomamos curso para Deception, com uma pausa de mais de uma hora ao redor de uma baleia corcunda com a cauda toda preta. Tiramos várias fotos e espero que possa usar alguma das caudas para identificar as ditas.

Agora a meia noite teremos uma champagne no bar mas não sei se vou. Estou cansado e com muito sono. Sei que o dia será cheio amanhã. Vou sonhar com o Brasil e com as baleias por aqui.